Instituto de Socorros a Náufragos

Nadador-salvador. Algoritmos; FAQ; Exames (EEAT), Módulos adicionais.

Informação relativa à profissão de Nadador-salvador

​​​​


INFORMAÇÃO

Prorrogação da validade da certificação dos nadadores-salvadores (época balnear 2021)

Numa altura em que a situação pandémica por todo o País se encontra em crescimento, torna-se necessário repensar as atividades de certificação de nadadores-salvadores, num esforço para minimizar eventuais hipóteses de contágio, bem como, para contribuir para uma redução das necessidades de deslocação e de contacto durante os Exames Específicos de Aptidão Técnica.

Na qualidade de entidade reguladora das matérias relacionadas com a assistência a banhistas e com o regime legal do nadador-salvador (NS), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) preocupou-se, desde cedo, com este assunto, em 2020, cabendo-nos a tarefa de acautelar, de igual modo, medidas que permitam a preparação da época balnear de 2021, no âmbito das nossas competências como entidade com a responsabilidade de certificação dos nadadores-salvadores.

Desta forma, depois de analisadas as diferentes opções que, do pondo de vista jurídico, se afiguravam possíveis, bem como os resultados das mesmas em 2020, a solução mais adequada à presente situação passa por se considerar prorrogada automaticamente a validade da certificação dos NS que a perderam em 2020 ou que a perderão até ao final deste ano, sem a necessidade de realização do EEAT de recertificação .

Consideram-se portanto, como válidos, até 31 de dezembro de 2021, todos os cartões de nadador-salvador que terminem a validade entre 1 de janeiro de 2020 e 30 de dezembro de 2021.

A extensão de validade indicada será também aplicável aos módulos adicionais ao curso de nadador-salvador.

O ISN irá, a partir de 19 de abril de 2021, retomar as ações de certificação de nadadores-salvadores, direcionadas aos candidatos a nadador-salvador que terminem cursos através das Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores e aos nadadores-salvadores com certificação expirada e que não estejam abrangidos pelo alargamento das validades acima indicadas.

Esta situação estará assim em vigor até ao dia 31 de dezembro de 2021, ou até que seja divulgada informação em contrário pelo ISN, se assim for considerado adequado, em função dos desenvolvimentos que a evolução da pandemia venha a ter nos próximos meses.

Serviços prestados:

Para que o ISN lhe possa prestar um serviço deverá efetuar REGISTO na plataforma

Taxas a aplicar:

TABELA I / SECÇÃO II / SUBSECÇÃO V / I.2.148 a I.2.151 (Serviços Prestados no Âmbito da Atividade de Socorro e Assistência a Banhistas) da Portaria nº 506/2018 de 2 de outubro

Aos valores da portaria anterior acresce uma taxa de 2% (art. 6 DL 349/85, 26AGO, redação dada pelo DL 68/2001, 23FEV).

Algoritmos do Manual Técnico do Nadador-salvador

- Desobstrução da Via Aérea no Latente

- Desobstrução da Via Aérea Adulto e Criança (com > 1 ano de idade)

- Suporte Básico de Vida (SBV) Básico

- Suporte Básico de Vida (SBV) Pediátrico

- Suporte Básico de Vida (SBV) do Afogamento

- Salvamento Aquático

Frequently Asked Questions (FAQs)

Desde 2016 que os cursos de nadador-salvador passaram a ser efetuados pelas Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP).  Deixou de ser uma competência do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), através da Escola da Autoridade Marítima (EAM), exceto nos locais onde não existe oferta das EFNSP.
 
A componente de formação técnica do Curso de Nadador Salvador (CNS) surge na sequência da Lei nº 68/2014 de 29 de agosto. De acordo com o artigo 4º da referida lei “Nadador Salvador” (NS) é a pessoa habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a quem compete, para além dos conteúdos técnicos profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância.

Com o curso de nadador salvador o formando deverá ficar apto a identificar tipos, características e utilizar os diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar técnicas de utilização de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático tanto em água salgada como doce; utilizar técnicas de salvamento aquático especificas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades de acidentes no meio aquático e usar uniforme de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.​

O curso é de natureza teórico, teórico-prático e prático, incluindo a prática pedagógica e a prática simulada, contribuindo assim, para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como NS.​

Anualmente é efetuado, pelas EFNSP, um planeamento para os cursos de NS, que pode ser consultado aqui https://mcns.marinha.pt/candidaturas/


Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT)

Taxas a aplicar:

TABELA I / SECÇÃO II / SUBSECÇÃO V (Serviços Prestados no Âmbito da Atividade de Socorro e Assistência a Banhistas) da Portaria nº 506/2018 de 2 de outubro.

Aos valores da portaria anterior acresce uma taxa de 2% (art. 6 DL 349/85, 26AGO, redação dada pelo DL 68/2001, 23FEV).

O ISN efetua os EEAT para certificação dos nadadores-salvadores (NS), no âmbito das suas responsabilidades e incumbências enquanto entidade certificadora.

Os candidatos devem inscrever-se nos EEAT conforme o planeamento de cursos previsto https://mcns.marinha.pt/candidaturas/

O ISN deslocar-se-á às Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP) para efetuar os EEAT aos alunos que concluam os respetivos cursos nestas EFNSP.

Face a esta nova realidade, o ISN teve que alterar os procedimentos para a realização dos EEAT para todos os NS que desejem manter as certificações de NS (EEAT a realizar de três em três anos).

O ISN está disponível para a realização dos EEAT em todo o  País, desde exista um grupo de 30 candidatos, e para que tal não acarrete custos de utilização de instalações para o ISN, e que os locais e datas propostos sejam compatíveis com as disponibilidades do ISN.

EEAT ao Curso de Nadador-Salvador​

Procedimento de inscrição no EEAT (formação obtida em Portugal) aqui

Procedimento de inscrição no EEAT (formação obtida no estrangeiro) aqui

EEAT ao Módulo Adicional de Motos de Salvamento Marítimo​

De acordo com o regime jurídico aplicável à atividade do Nadador-salvador profissional, nomeadamente na certificação e recertificação das competências específicas à atividade, está previsto a realização de  um EEAT para os módulos adicionais, aplicável da seguinte forma:

O EEAT destina-se a avaliar os conhecimentos adquiridos no decurso de ações de formação complementar destinadas à atualização e à especialização de Nadadores-salvadores para o desempenho de funções específicas. (b) do n.º 1 do artigo 24º da Lei nº 68/2014).

O Nadador-salvador operador de meios complementares em contexto de salvamento marítimo, aquático e socorro a náufragos está sujeito a EEAT de cinco em cinco anos realizados pelo ISN nos termos definidos no n.º 2 do artigo 24.º.  (n.º 3 do artigo 32º da Lei nº 68/2014).


Módulos adicionais ao Curso de Nadador-salvador

Para a realização dos módulos adicionais deverá efetuar REGISTO na plataforma

Taxas a aplicar:

MÓDULO: (CURSO + EXAME):

Custos dos Módulos Adicionais ao Curso de Nadador-Salvador - Despacho nº 5944/2019 de 11 de junho do Diretor-Geral da Autoridade Marítima do Diário da República nº 122 de 28 de junho de 2019.

Aos valores estabelecidos na tabela do Despacho anterior, acresce o valor do exame a realizar no final do curso, que estão definidos na TABELA seguinte:


nota:


RECERTIFICAÇÃO: (EXAME), ao fim de cinco anos:

TABELA I / SECÇÃO II / SUBSECÇÃO V / I.2.148 a I.2.151 (Serviços Prestados no Âmbito da Atividade de Socorro e Assistência a Banhistas) da Portaria nº 506/2018 de 2 de outubro

nota:

Aos valores da portaria anterior acresce uma taxa de 2% (art. 6 DL 349/85, 26AGO, redação dada pelo DL 68/2001, 23FEV).

O nadador-salvador segundo a Lei n.º 68/2014 de 29 de agosto é a pessoa singular habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo ISN, para além dos conteúdos técnico profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Nesse sentido e no âmbito do socorro a náufrago e da assistência a banhistas, o nadador-salvador deve frequentar, os módulos adicionais ao curso de Nadador-Salvador de (1) OPERAÇÃO DE MOTOS DE SALVAMENTO MARÍTIMO; (2) OPERAÇÃO DE VIATURAS 4x4 (Tipo Pick-Up); (3) CONDUÇÃO DE MOTOS 4x4; (4) GOVERNO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE, aumentando assim as suas valências e capacidades de atuação, nomeadamente nos Planos Integrados de Salvamento e nos Planos Integrados de Assistência a Banhistas. A validade da certificação para cada um dos mádulos é de cinco anos.

(1) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Operação de Motos de Salvamento Marítimo​

Saber mais informações​

Requerimento para a frequência do módulo (1) a​q​ui​.

Próximos cursos

​LOCAL ​DATA INSCRIÇÕES ATÉ
01/21 - Portimão
22/04/21 a 24/04/21
Cancelado
02/21 - ​Lisboa
​04/05/21 a 06/05/21
Fechado
03/21 - ​Viana do Castelo
14/06/21 a 16/06/21​
Cancelado



(2) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Operação de Viaturas 4x4 (Tipo Pick-Up)

Saber mais informações

Requerimento para a frequência do módulo (2) a​qui.

Próximos cursos

​LOCAL ​DATA INSCRIÇÕES ATÉ
01/21 - Alvor
17/05/21 a 19/05/21
​Fechado
02/21 - ​Sesimbra
25/05/21 a 27/05/21​ ​Fechado
03/21 - Viana do Castelo
24/06/21 a 26/06/21​Cancelado
​04/21 - Ponta Delgada
07/06/21 a 09/06/21​ ​Fechado

(3) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Condução de Motos 4x4​

Saber mais informações

Requerimento para a frequência do módulo (3) aqui.

Próximos cursos

​LOCAL ​DATA INSCRIÇÕES ATÉ
03/21 - Leça
31/05/21 a 02/06/21
Fechado
01/21 - ​Lagos
​13/05/21 a 15/05/21
Fechado
02/21 - ​Sesimbra
25/05/21 a 27/05/21​ Fechado
04/21 - Matosinhos
21/06/21 a 23/06/21​
Cancelado
05/21 Sines
10/05/21 a 12/05/21​ ​Fechado


(4) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Governo de Embarcações de Pequeno Porte

Saber mais informações​

Requerimento para a frequência do módulo (4) a​qui.

Próximos cursos

​LOCAL ​DATA INSCRIÇÕES ATÉ
01/21 - Sines
13/04/21 a 15/04/21
Fechado
02/21 - Portimão​
19/04/21 a 21/04/21
Cancelado
03/21 - Lisboa
28/06/21 a 30/06/21
Cancelado
04/21 - Viana do Castelo
17/06/21 a 19/06/21​Cancelado