Instituto de Socorros a Náufragos

Nadador-salvador. Algoritmos; FAQ; Exames (EEAT), Módulos adicionais.

Informação relativa à profissão de Nadador-salvador

​​​​

Algoritmos do Manual Técnico do Nadador-salvador

- Desobstrução da Via Aérea no Latente

- Desobstrução da Via Aérea Adulto e Criança (com > 1 ano de idade)

- Suporte Básico de Vida (SBV) Básico

- Suporte Básico de Vida (SBV) Pediátrico

- Suporte Básico de Vida (SBV) do Afogamento

- Salvamento Aquático

Frequently Asked Questions (FAQs)


Desde 2016 que os cursos de nadador-salvador passaram a ser efetuados pelas Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP), deixando o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), através da Escola da Autoridade Marítima (EAM) de os fazer, exceto nos locais onde não existe oferta das EFNSP.
 
A componente de formação técnica do Curso de Nadador Salvador (CNS) surge na sequência da Lei nº 68/2014 de 29 de agosto. De acordo com o artigo 4º da referida lei “Nadador Salvador” (NS) é a pessoa habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a quem compete, para além dos conteúdos técnicos profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância.

Com o curso de nadador salvador o formando deverá ficar apto a identificar tipos, características e utilizar os diferentes equipamentos de salvamento aquático; utilizar técnicas de utilização de sistemas de comunicação; utilizar as técnicas de salvamento aquático tanto em água salgada como doce; utilizar técnicas de salvamento aquático especificas para salvamento em piscinas e recintos aquáticos; utilizar técnicas de simulação de acidentes em ações de prevenção; colaborar com o ISN e agentes da autoridade ou outras entidades de acidentes no meio aquático e usar uniforme de acordo com o regulamento em vigor, permitindo a identificação por parte dos utilizadores e autoridades de que se encontra no exercício da sua atividade profissional.​

O curso é de natureza teórico, teórico-prático e prático, incluindo a prática pedagógica e a prática simulada, contribuindo assim, para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências que preparam os formandos para o desempenho das suas funções de forma profissional como NS.​

Anualmente é efetuado, pelas EFNSP, um planeamento para os cursos de NS, que pode ser consultado aqui https://mcns.marinha.pt/candidaturas/

Lista de Formadores certificados pelo ISN

Exames Específicos de Aptidão Técnica (EEAT):

Taxas a aplicar:

TABELA I / SECÇÃO II / SUBSECÇÃO V (Serviços Prestados no Âmbito da Atividade de Socorro e Assistência a Banhistas) da Portaria nº 506/2018 de 2 de outubro.

Aos valores da portaria anterior acresce uma taxa de 2% (art. 6 DL 349/85, 26AGO, redação dada pelo DL 68/2001, 23FEV).

O ISN efetua os EEAT para certificação dos nadadores-salvadores (NS), no âmbito das suas responsabilidades e incumbências enquanto entidade certificadora.

Os candidatos devem inscrever-se nos EEAT conforme o planeamento de cursos previsto https://mcns.marinha.pt/candidaturas/

O ISN deslocar-se-á às Escolas de Formação de Nadadores-Salvadores Profissionais (EFNSP) para efetuar os EEAT aos alunos que concluam os respetivos cursos nestas EFNSP.

Face a esta nova realidade, o ISN teve que alterar os procedimentos para a realização dos EEAT para todos os NS que desejem manter as certificações de NS (EEAT a realizar de três em três anos).

O ISN está disponível para a realização dos EEAT em outros locais do País, que não Lisboa, desde exista um grupo de 30 candidatos, e para que tal não acarrete custos de utilização de instalações para o ISN, e que os locais e datas propostos sejam compatíveis com as disponibilidades do ISN.

EEAT ao Curso de Nadador-Salvador​

Procedimento de inscrição no EEAT aqui

Procedimento de inscrição no EEAT (cidadãos estrangeiros) aqui

EEAT ao Módulo Adicional de Motos de Salvamento Marítimo​

De acordo com o regime jurídico aplicável à atividade do Nadador-salvador profissional, nomeadamente na certificação e recertificação das competências específicas à atividade, está previsto a realização de  um EEAT para os módulos adicionais, aplicável da seguinte forma:

O EEAT destina-se a avaliar os conhecimentos adquiridos no decurso de ações de formação complementar destinadas à atualização e à especialização de Nadadores-salvadores para o desempenho de funções específicas. (b) do n.º 1 do artigo 24º da Lei nº 68/2014).

O Nadador-salvador operador de meios complementares em contexto de salvamento marítimo, aquático e socorro a náufragos está sujeito a EEAT de cinco em cinco anos realizados pelo ISN nos termos definidos no n.º 2 do artigo 24.º.  (n.º 3 do artigo 32º da Lei nº 68/2014).

Módulos adicionais ao Curso de Nadador-salvador:

Taxas a aplicar:
MÓDULO: (CURSO + EXAME):

Custos dos Módulos Adicionais ao Curso de Nadador-Salvador - Despacho nº 5944/2019 de 11 de junho do Diretor-Geral da Autoridade Marítima do Diário da República nº 122 de 28 de junho de 2019.

Aos valores estabelecidos na tabela do Despacho anterior, acresce o valor do exame a realizar no final do curso, que estão definidos na TABELA seguinte:


nota:


RECERTIFICAÇÃO: (EXAME), ao fim de cinco anos:

TABELA I / SECÇÃO II / SUBSECÇÃO V / I.2.148 a I.2.151 (Serviços Prestados no Âmbito da Atividade de Socorro e Assistência a Banhistas) da Portaria nº 506/2018 de 2 de outubro

nota:

Aos valores da portaria anterior acresce uma taxa de 2% (art. 6 DL 349/85, 26AGO, redação dada pelo DL 68/2001, 23FEV).

O nadador-salvador segundo a Lei n.º 68/2014 de 29 de agosto é a pessoa singular habilitada com o curso de nadador salvador certificado ou reconhecido pelo ISN, para além dos conteúdos técnico profissionais específicos, informar, prevenir, socorrer e prestar suporte básico de vida em qualquer circunstância nas praias de banhos, em áreas concessionadas, em piscinas e outros locais onde ocorram práticas aquáticas com obrigatoriedade de vigilância. Nesse sentido e no âmbito do socorro a náufrago e da assistência a banhistas, o nadador-salvador deve frequentar, os módulos adicionais ao curso de Nadador-Salvador de (1) OPERAÇÃO DE MOTOS DE SALVAMENTO MARÍTIMO; (2) OPERAÇÃO DE VIATURAS 4x4 (Tipo Pick-Up); (3) CONDUÇÃO DE MOTOS 4x4; (4) GOVERNO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE, aumentando assim as suas valências e capacidades de atuação, nomeadamente nos Planos Integrados de Salvamento e nos Planos Integrados de Assistência a Banhistas. A validade da certificação para cada um dos mádulos é de cinco anos.

(1) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Operação de Motos de Salvamento Marítimo​

Saber mais informações​

Requerimento para a frequência do módulo (1) a​q​ui​.

Próximos cursos (não se encontram agendados cursos)

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ



(2) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Operação de Viaturas 4x4 (Tipo Pick-Up)

Saber mais informações

Requerimento para a frequência do módulo (2) a​qui.

Próximos cursos (não se encontram agendados cursos)

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ


(3) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Condução de Motos 4x4​

Saber mais informações

Requerimento para a frequência do módulo (3) aqui.

Próximos cursos (não se encontram agendados cursos)

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ


(4) Módulo adicional ao curso de Nadador-Salvador de Governo de Embarcações de Pequeno Porte

Saber mais informações​

Requerimento para a frequência do módulo (4) a​qui.

Próximos cursos (não se encontram agendados cursos)

​LOCAL​DATAINSCRIÇÕES ATÉ