Instituto de Socorros a Náufragos

Estações Salva-vidas (ESV)

O dispositivo de Salvamento Marítimo do Instituto de Socorros a Náufragos é constituído por 27 Estações Salva-vidas (ESV), 24 operacionais.

 

Tipos de ESV:​

PRINCIPAL - (VIANA DO CASTELO; PÓVOA DO VARZIM/VILA DO CONDE; LEIXÕES; AVEIRO; FIGUEIRA DA FOZ; PENICHE; CASCAIS; SESIMBRA; SINES; SAGRES; VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO; FUNCHAL; PONTA DELGADA; HORTA; PVITÓRIA/ANGRA) - São ESV situadas em local onde existe na zona uma elevada intensidade de tráfego marítimo, designadamente, navios de comércio, pesca e recreio, e com capacidade de operar nos Esquemas de Separação de Tráfego (EST). Estas ESV possuem residência para os tripulantes de estação salva-vidas (TESV), rampa, carris, berço, abrigo para as embarcações salva-vidas (SV) e um cais próximo para atracação das embarcações SV. Possuem uma embarcação SV de grande capacidade (GCAP), uma embarcação SV de média capacidade (MCAP), uma embarcação de pequena capacidade (PCAP) e uma embarcação ou bote para zonas abrigadas (ZA). Prevê os seguintes TESV: 1 Patrão, 2 Sota-Patrão e 3 Marinheiros.

SECUNDÁRIA -  (FOZ DO DOURO; NAZARÉ; ERICEIRA; LISBOA; FERRAGUDO; OLHÃO; QUARTEIRA) - São ESV situadas em local onde existe na zona alguma intensidade de tráfego marítimo e não têm capacidade de operar nos EST. Estas ESV possuem residência para os tripulantes de estação salva-vidas (TESV), rampa, carris, berço, abrigo para as embarcações salva-vidas (SV) e um cais próximo para atracação das embarcações. Possuem uma embarcação SV MCAP e uma embarcação ou bote (ZA). Prevê os seguintes TESV: 1 Patrão ou 1 Sota-Patrão e 3 Marinheiros.

TEMPORÁRIA - (ESPOSENDE; APÚLIA; TAVIRA) - São ESV situadas em local cujo tráfego marítimo compreende embarcações pequenas de pesca ou de recreio. Estas ESV não têm residência, têm casa abrigo, mas nem sempre têm capacidade de rampa e carris ou um cais acostável perto. Possuem uma embarcação SV MCAP ou SV PCAP e uma embarcação ou bote (ZA). Prevê os seguintes TESV: 1 Sota-Patrão e 3 Marinheiros.