Polícia Marítima

Comandante-geral

Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira

​​​​Comandante-g​eral da Polícia Marítima​

Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira

O Vice-almirante Nuno Chaves Ferreira nasceu em Lisboa, tem 61 anos de idade e 43 anos de serviço. Ingressou na Escola Naval em 1982, tendo concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais, classe de Marinha, em 1987.

Especializou-se em Comunicações e possui, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso de Promoção a Oficial General, a Licenciatura em Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e frequenta, atualmente, o doutoramento em Relações Internacionais na mesma universidade.

No mar desempenhou cargos em várias unidades navais. Exerceu os comandos do NRP Limpopo de julho de 1992 a novembro de 1993, do NRP Honório Barreto, de setembro de 2000 a março de 2002, e do NRP Augusto Castilho, de março de 2002 a outubro de 2002.

Em terra, exerceu as funções de Ajudante-de-ordens do Almirante Chefe de Estado‑Maior da Armada e, posteriormente, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, até julho de 1997. Prestou serviço na Divisão de Operações do Estado‑Maior da Armada, de julho de 1997 a julho de 2000. Foi professor na Escola Naval, onde lecionou Operações Navais, de setembro de 2003 a maio de 2005. Fora da estrutura das Forças Armadas desempenhou funções de Conselheiro do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, até junho de 2006, e de Adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, de junho de 2006 a junho de 2008. Foi colocado na Representação Permanente de Portugal junto da UE como Representante Nacional no Grupo Político‑militar e no Grupo da Política Marítima Integrada, até agosto de 2011. Regressou ao Estado‑Maior da Armada como Chefe de Gabinete do Vice‑Chefe do Estado‑Maior da Armada, tendo em outubro de 2012 assumido a chefia da Divisão de Recursos. Em 2016 tomou posse como Chefe de Gabinete do Diretor-Geral da Autoridade Marítima, onde permaneceu até 25 de maio de 2017, tendo de seguida assumido o cargo de Chefe de Gabinete da Ministra do Mar, no XXI Governo Constitucional, até 1 de julho de 2018. Em 29 de agosto de 2018 foi nomeado Diretor de Pessoal da Marinha onde exerceu funções até 31 de outubro de 2019. A 1 de novembro de 2019 tomou posse como Chefe de Gabinete do Ministro do Mar, no XXII Governo Constitucional. A 7 de janeiro de 2022 assumiu as funções de Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, tendo a 5 de julho do mesmo ano tomado posse como Comandante Naval onde permaneceu até 8 de julho de 2025. Em 9 de julho de 2025 tomou posse como Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima.

É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa. Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, nomeadamente seis medalhas de Serviços Distintos, duas medalhas de Mérito Militar, duas Cruzes Navais, uma Medalha de Comportamento Exemplar e uma Medalha de Comissões de Serviço Especiais, com a legenda Guiné 1998. O Vice-almirante Nuno Chaves tem como hobbies tocar piano, jogar futsal e praticar jiu-jitsu.