A Escola da Autoridade Marítima foi criada, no seguimento da consciencialização de que a formação do pessoal afeto aos serviços do Sistema da Autoridade Marítima (SAM) assume especial importância, sendo imperioso garantir uma especialização profissional e uma constante atualização, tendo em vista a qualidade dos serviços prestados ao público.
Por Despacho de 25 de setembro de 2012, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, foi concedido brasão heráldico à Escola da Autoridade Marítima (EAM):
DESCRIÇÃO HERÁLDICA – Escudo partido de vermelho e prata com um tridente movente da ponta entrecambado, acompanhado de dois livros nos cantões, um de prata à dextra e um de vermelho à sinistra. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel de prata ondulado com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «ESCOLA DA AUTORIDADE MARÍTIMA».
SIMBOLOGIA – O tridente é sinónimo do poder sobre o mar e os dois livros simbolizam a dupla vertente da Escola da Autoridade Marítima, enquanto centro de instrução e de formação profissional.
Estandarte Heráldico da Escola da Autoridade Marítima
Descrição heráldica
Esquartelado de vermelho e prata, bordadura contra esquartelada do primeiro e do segundo, acantonada dos mesmos e brocante uma estrela de quatro pontas esquartelada e contra esquartelada dos contrários. Sobre este ordenamento o escudo do brasão de armas envolvido por folhagens de louro em ouro, circundado por um listel em prata com a legenda em letras negras, tipo elzevir, «ESCOLA DA AUTORIDADE MARÍTIMA». Franjas de prata, cordões e borlas de prata e vermelho, haste e lança de prata.