Instituto de Socorros a Náufragos

Fundação Vodafone

No âmbito da responsabilidade social, a Fundação Vodafone, coopera em várias áreas com o Instituto Socorros a Náufragos, nomeadamente nos Programas "Praia Saudável" e "Praia em Direto".







O projeto com a Fundação Vodafone completa em 2019 catorze anos de existência e de resultados muito positivos no âmbito da segurança balnear e da cidadania no uso destes espaços. Tem como principal objetivo a melhoria das condições das praias marítimas e fluviais, nas suas vertentes de acessibilidade, segurança, ambiente e sensibilização. Além do ISN, em representação da Direção-Geral da Autoridade Marítima, são parceiros, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul.


Praia Saudável

Praias mais seguras, acessíveis e mais amigas do ambiente

Segurança, acessibilidade, gestão ambiental e sensibilização são as quatro vertentes do programa Praia Saudável, que a Fundação Vodafone Portugal lançou em 2005, e que abrange atualmente 201 zonas balneares de Portugal Continental e das Regiões Autónomas.

A vertente de segurança consiste na disponibilização de equipamentos, como veículos e material de salvamento marítimos, e na implementação de uma VPN (Virtual Private Network) para comunicação entre os postos de praia, as Capitanias dos Portos, o Instituto de Socorros a Náufragos e os bombeiros.

No que respeita à acessibilidade, o programa visa dotar as zonas balneares de equipamentos que permitam o acesso às praias por cidadãos com necessidades especiais.

No âmbito da gestão ambiental o objetivo passa pela participação no Programa Nacional de Vigilância e pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos.

O programa comporta ainda a sensibilização, através da disponibilização de informação aos frequentadores das zonas balneares sobre todas as vertentes que o compõem.

São parceiros da Fundação Vodafone Portugal neste projeto a Direcção-Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, o Instituto da Água, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Associação Bandeira Azul da Europa e o Instituto Nacional de Reabilitação.

Praia em Direto

Praia em Direto é uma aplicação que permite o acesso a informação sobre parâmetros da água, do ar e de radiação ultravioleta, em 174 zonas balneares, em tempo real.

A primeira versão desta aplicação foi lançada em agosto de 2011 através de uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal e a Marinha Portuguesa, por intermédio do Instituto de Socorros a Náufragos e abrangia 24 zonas balneares costeiras.

A nova versão não só abrange mais praias como contempla também praias fluviais.

Esta aplicação está disponível na Apple Store para os equipamentos iPhone, iPad e iPod e na Google Play Store para equipamentos com Android. Há ainda uma versão Web, para PC. A aplicação pode ser acedida em português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.