O alerta foi recebido pelas 14h07, através da Associação de Nadadores Salvadores da Costa da Caparica “Caparicamar”, informando sobre a presença de uma pessoa em dificuldades na água. Foram de imediato ativados para o local tripulantes das Estações Salva-Vidas de Lisboa e de Cascais, elementos do Posto da Polícia Marítima da Costa da Caparica, elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e do INEM, bem como um meio aéreo da Força Aérea.
À chegada, constatou-se que a vítima já havia dado à costa, tendo sido iniciadas manobras de suporte básico de vida (SBV) pelos nadadores-salvadores do Projeto “Praia Segura”, que ainda se encontravam no local, e posteriormente pelos elementos do INEM, não sendo possível reverter a situação.
O médico do INEM efetuou o auto de verificação do óbito e, após contacto com o Ministério Público, a vítima será transportada para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Lisboa.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa, através do posto da Polícia Marítima da Costa da Caparica, tomou conta da ocorrência.