A primeira ação de resgate decorreu na madrugada de ontem, 19 de setembro, quando a equipa da Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima detetou um sinal durante a patrulha, tendo informado a equipa que se encontrava na embarcação "TUBARÃO" para que estes investigassem este sinal.
A equipa embarcada deslocou-se para o local, tendo confirmado tratar-se de um bote com 21 migrantes a bordo, nomeadamente seis crianças, quatro mulheres e 11 homens.
Os migrantes foram todos transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.
A segunda ação de resgate ocorreu na manhã de hoje, quando os elementos da Polícia Marítima receberam a informação de que estaria um bote a navegar, ainda em águas turcas, rumo à Grécia.
O bote, com 30 migrantes a bordo, dos quais 10 crianças (duas recém nascidas), nove mulheres e 11 homens, entrou em águas gregas e a equipa da Polícia Marítima deslocou-se para o local, efetuando a sua interceção.
Após a interceção, os migrantes foram todos transferidos para a embarcação da Polícia Marítima e transportados para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.
Com este resgate, aumenta para 1387 o número de vidas salvas pela Polícia Marítima na Grécia só este ano. Desde 2014, quando iniciou a participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima já resgatou 6201 migrantes.
A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
VER VÍDEO.