MEDIA CENTER

Polícia Marítima em missão na Grécia resgata 79 migrantes dos quais 31 crianças (C/ Vídeo)

14 SET 2019 18:09

A equipa da Polícia Marítima em missão na ilha grega de Lesbos resgatou hoje 79 migrantes, em duas ações, sendo 31 crianças, 24 mulheres e 24 homens.

A equipa na viatura de vigilância costeira da Polícia Marítima detetou hoje, pelas 04h47, um bote que se dirigia para águas gregas, tendo passado as coordenadas à equipa na embarcação "TUBARÃO" que, cerca das 05h00, confirmou que se tratava de um bote com 42 migrantes sendo 16 crianças, 13 mulheres e 13 homens.

As condições do vento e do mar não se verificaram favoráveis para a Polícia Marítima efetuar o transbordo dos migrantes para a embarcação "TUBARÃO", tendo sido decidido que se procederia ao acompanhamento do bote, de forma a guiá-lo para zona segura na praia de Lepetymnos, em Lesbos.

Os migrantes desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas.

Pelas 07h30 a viatura de vigilância costeira detetou dois botes em águas territoriais turcas, tendo um deles sido intercetado pela Turkish Coast Guard e o outro, que entrou em águas gregas, sido intercetado pela embarcação da Polícia Marítima, cerca das 08h00.

Apesar das condições meteorológicas não serem favoráveis, o bote não apresentava segurança, tendo sido decidido proceder-se ao transbordo dos 37 migrantes, dos quais 15 crianças, 11 mulheres e 11 homens para a embarcação "TUBARÃO". Os migrantes desembarcaram no porto de Skala Skamineas e foram entregues às autoridades gregas em segurança.

Desde o início desta semana, foram resgatados 276 migrantes, por parte da Polícia Marítima.

Desde 2014, quando iniciou a sua participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima totaliza 6150 vidas salvas.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM

VER VÍDEO.