MEDIA CENTER

Polícia Marítima resgata grupo de canoístas no rio Sado

18 MAI 2019 19:05

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal resgataram, no dia 17 de maio, cerca das 12h30, um grupo de jovens praticantes de canoagem que se encontravam a realizar uma atividade no rio Sado.

O grupo era constituído por 16 praticantes, dos quais 13 jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, e três monitores.

A Polícia Marítima ao aperceber-se da presença deste grupo a navegar numa zona desaconselhada para o efeito, tendo em conta a intensidade e o quadrante do vento que se fazia sentir no momento, a distância a que o grupo se encontrava da margem norte do rio e ausência de embarcação de apoio, começou a monitorizar os movimentos do grupo de canoístas.

Dado o afastamento do grupo em relação à margem, foi mobilizada uma lancha rápida para local, constatando-se que a maioria dos participantes encontravam-se em sérias dificuldades para navegar, onde dois deles apresentavam sinais visíveis de hipotermia.

Os praticantes foram, de imediato, resgatados para bordo da lancha da Polícia Marítima e conduzidos para terra, não tendo sido necessária assistência médica.

A Autoridade Marítima Nacional apela a toda a comunidade em geral, e em particular aos desportistas náuticos, para a adoção de atitudes e cuidados preventivos, dando especial atenção ao cumprimento das regras de segurança, aquando da prática de atividades lúdico-desportivas na área do Domínio Público Marítimo.