MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional resgata corpo de pescador lúdico na Ericeira

19 MAI 2019 17:05

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais, em cooperação com Bombeiros Voluntários da Ericeira, na sequência de um alerta do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, na manhã de hoje, o resgate do corpo de um pescador lúdico de 70 anos, vítima de queda ao mar da arriba a jusante da Praia da Calada, na Ericeira.

​Os Bombeiros Voluntários da Ericeira ao chegarem ao local, iniciaram, de imediato, as manobras de suporte básico de vida, que se estenderam pelo tempo possível, atentos às difíceis condições de acesso e de permanência no local, uma vez que também a maré se encontrava a subir.

Estas condições, para além de impedirem os técnicos do INEM de se deslocarem ao local, colocavam em causa a permanência dos restantes intervenientes, em segurança.

Após cerca de 45 minutos em manobras cardiorrespiratórias, foi decidida a retirada deste pescador do local, já sem vida, tendo sido deslocado para as imediações, em areia, permitindo o seu resgate por via marítima, com recurso à mota de salvamento marítimo e respetivos elementos da Estação Salva-vidas da Ericeira. Esta operação contou ainda com participação de uma equipa de elementos da GNR e de dois militares destacados em reforço da vigilância de praias não vigiadas, a atuar na área da jurisdição da Capitania do Porto de Cascais, no âmbito do Programa "Seawatch",

O corpo do pescador lúdico e todos os recursos desta operação foram direcionados para o portinho de pesca da Ericeira, onde foi declarado o óbito pelos elementos do INEM, tendo sido posteriormente encaminhado ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras.

Foi elaborado o respetivo expediente e acompanhamento dos elementos da Polícia Marítima, a prestar serviço no Comando-local da Polícia Marítima de Cascais.