MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza atividades de pesca no mar territorial e na Lagoa de Óbidos

14 NOV 2017 10:11

O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche desenvolveu, no dia 10 de novembro, uma ação de fiscalização policial na faixa litoral da Lagoa de Óbidos e mar territorial, que visou monitorizar e fiscalizar a atividade de pesca profissional e lúdica nas modalidades de embarcada e apeada.

​No decurso da ação foram fiscalizadas duas embarcações de recreio e pesca profissional e dois pescadores que se dedicavam à pesca profissional e lúdica, tendo um deles sido autuado por se encontrar a utilizar métodos de pesca proibidos. Foram apreendidas quatro canas de pesca e 15 toneiras.

Na mesma ação foram localizadas, recolhidas e apreendidas 120 artes de pesca fixas – armadilhas (alcatruzes galrichos), que se encontravam caladas nas águas da Lagoa de Óbidos, desprovidas de sinalização e com características não conformes.

Para além das artes de pesca foi ainda apreendido diverso material artesanal para a prática furtiva de pesca na Lagoa de Óbidos.

A Polícia Marítima contribui assim para a dissuasão da exploração indevida dos recursos naturais, bem como para a preservação do ecossistema marinho.

Das infrações detetadas foram levantados os respetivos autos de notícia, aos quais serão instaurados os respetivos processos de contraordenação.