MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza pesca à linha apeada na Costa Vicentina

14 NOV 2017 16:11

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, dia 12 de novembro, diversas ações de fiscalização à pesca lúdica apeada, nos locais considerados de elevado risco de acidente, na Costa Vicentina.

​Foram fiscalizados 20 pescadores lúdicos, não sendo levantado qualquer auto de contraordenação.

Aproveitando este tipo de fiscalização, foram intensificadas as ações de sensibilização com vista à adoção de comportamentos e medidas de segurança que possam mitigar o risco inerente a esta atividade.

Realça-se a necessidade de adoção de um conjunto de comportamentos e medidas que podem diminuir a probabilidade de acidente, ou em caso de este ocorrer, a probabilidade de resgate num menor espaço de tempo e com vida.

São eles o uso de colete, evitar-se esta prática sozinho, evitar locais de elevado risco, como sejam locais onde facilmente a ondulação possa chegar, não praticar esta atividade em alturas de temporal (vento e ondulação fortes), uso de sistemas de segurança nos pesqueiros que permitam em caso de desequilíbrio que a queda não ocorra.

Estes são comportamentos e medidas que devem ser adotados por todos os praticantes desta atividade pois, em caso de acidente, a taxa de resgate com vida é quase nula.