Polícia Marítima apreende 1000 kg de berbigão em Aveiro
25 mai 2017 14:50
O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, na sua continua ação de fiscalização das atividades de pesca, especialmente direcionadas à apanha ilegal de moluscos bivalves, ou sujeitos a interdição devido à contaminação por toxinas marinhas, desenvolveu durante esta semana, com o culminar no dia 24 de maio, uma ação de fiscalização no canal do Espinheiro, zona da RIAV 3, da qual resultou na apreensão de cerca de 1000 kg de berbigão.
Nesta ação foram identificados 12 indivíduos em cinco embarcações de pesca, recreio e auxiliares, bem como apreendidos 10 xalavares utilizados na captura daquele espécime.
Todo o berbigão apreendido foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural, por se encontrar interdita a sua captura, bem como de outras espécies, devido à presença de toxinas, conforme Edital da Capitania do Porto de Aveiro, devidamente publicado.
A interdição da captura de bivalves, contaminadas por toxinas marinhas, aplica-se ao público, mariscadores profissionais e armadores, independentemente do processo de captura, conforme a orientação diária do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da capitania. Relembra-se ainda que a ingestão de bivalves contaminados por toxinas marinhas pode causar graves problemas de saúde.
Consulte o edital da capitania sobre a interdição de apanha e captura de espécies bivalves na Ria de Aveiro, em: http://www.amn.pt/DGAM/Capitanias/aveiro/Paginas/Capitania-do-Porto-de-Aveiro.aspx



