Comandante-geral da Polícia Marítima
Vice-almirante José António Vizinha Mirones

O Vice-almirante José António Vizinha Mirones nasceu em 1965 e entrou para a Escola Naval em 1983.
Nos seus primeiros anos de oficial exerceu funções como oficial de quarto à ponte, em missões realizadas no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar.
Após a especialização em Armas Submarinas, foi Oficial de Acção Táctica em fragatas das classes João Belo e Vasco da Gama e Chefe de Departamento (Operações) e Imediato no NRP Álvares Cabral. Foi o primeiro Comandante da fragata Bartolomeu Dias. Realizou diversos destacamentos operacionais no Adriático, apoiando operações de embargo da UE e da NATO; no Mediterrâneo, nomeadamente durante a Operação Enduring Freedom, na sequência do 11 de setembro de 2001; no Báltico e nos Oceanos Ártico e Atlântico em forças navais da OTAN ou em missões de carácter nacional.
Promovido a Capitão-de-mar-e-guerra, foi CTG (EUROMARFOR TG) por duas vezes. Mais recentemente, como Comodoro, foi Comandante da Força Aeronaval da União Europeia, na Operação ATALANTA, de dezembro de 2019 a março de 2020, no Oceano Índico, e comandou o Grupo Marítimo Permanente nº1 da OTAN (SNMG1), de agosto de 2020 a janeiro de 2021, no Atlântico Norte, Mar Ártico e Mar Báltico.
Em terra, serviu como instrutor e como Diretor das Escola de Armas Submarinas e de Informações de Combate, foi oficial do Estado-Maior da Armada (na Divisão de Planeamento e, posteriormente, chefe da Divisão de Relações Externas) e desempenhou funções na Autoridade Marítima, em duas ocasiões distintas, como Chefe de Gabinete do Director-geral e como coordenador do Comando-geral da Polícia Marítima. Foi Assistente Militar do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e, após os mais recentes comandos no mar, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas entre março de 2021 e março de 2023.
Foi promovido a Contra-almirante a 30 de dezembro de 2021 e tomou posse como 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima e Subdiretor-geral da Direção Geral da Autoridade Marítima no dia 03 de abril de 2023.
As condecorações do Contra-almirante Vizinha Mirones incluem a Ordem Militar de Aviz (Grande-oficial), as Medalhas Militares de Serviços Distintos (ouro e prata), de Mérito Militar e da Cruz Naval, assim como várias fitas de campanha e medalhas estrangeiras.
A 14 de outubro de 2024 tomou posse como Comandante-geral da Polícia Marítima e Diretor-geral da Direção Geral da Autoridade Marítima.