Recebida a comunicação cerca das 18h40, foram de imediato acionados meios de assistência conjuntos, constituídos pela Polícia Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Voluntários de Peniche e Nadadores-salvadores das concessões do Baleal, confirmando a existência de três pessoas no referido ilhéu.
O resgate dos banhistas foi efetuado para a praia do Baleal norte, cerca das 19h00, através de mota de água. Nesse local, foram assistidos por socorristas dos bombeiros, estando bem de saúde e não inspirando cuidados de maior, pelo que prescindiram de ser transportados ao serviço de urgência do hospital.
De acordo com informação prestada pelos sinistrados, estes decidiram efetuar a travessia a nado entre a ilha do Baleal e o ilhéu das Pombas sendo que, ao regressar, cerca de uma hora depois, devido à alteração do estado do mar e fortes correntes, não conseguiram fazê-lo em segurança pelos próprios meios, altura em que decidiram pedir auxílio a transeuntes que passeavam na ilha do baleal.
