MEDIA CENTER

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 16 viaturas para reforço da vigilância na Páscoa

17 abr 2025 12:00

Realizou-se hoje, nas instalações da Direção de Faróis, localizadas em Oeiras, a cerimónia de entrega de 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciam a partir desta quinta-feira, 17 de abril, a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas, antes do início da época balnear.

​​Durante o evento, o Diretor do ISN salientou que “o mar é um meio adverso mesmo no verão, mas sobretudo nesta época do ano, em que ainda é de inverno e nem sempre são percecionados pelo cidadão os perigos que pode representar”. Relembrou ainda que “a população deve aguardar pelo dispositivo da época balnear, que oferece uma maior garantia para quem frequenta a prática balnear”, alertando que “a melhor forma de prevenir desastres, é evitar comportamentos de risco”.  

Para além das 14 viaturas “Volkswagen Amarok”, foram ainda entregues duas viaturas “Volkswagen ID.BUZZ” para apoio logístico no socorro e auxílio nas praias da costa portuguesa. “Os meios serão colocados principalmente nas zonas onde esperamos, por vários indicadores, que haja maior afluência nesta altura, nas zonas do centro e sul”, avançou o Comandante Lourenço Gorricha.

​Na cerimónia marcaram presença o Diretor do ISN, Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Lourenço Gorricha e um representante da SIVA Portugal, Magno Gonçalves.

O ISN e a SIVA Portugal associam-se uma vez mais através do Projeto "SeaWatch", que funciona desde 2011 e tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as não vigiadas.