MEDIA CENTER

Delegação da Comissão Europeia e Direção da Secretaria-geral do MAI visitam a Polícia Marítima

28 mar 2025 19:15

Uma Delegação da Comissão Europeia e Direção da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), composta pela representante da Comissão Europeia para Portugal dos Fundos Europeus de Segurança Interna e Controlo de Fronteiras, Dr.ª Alix-Anne Elslander e o Secretário-Geral Adjunto do MAI, Dr. Luís Castilho, visitaram hoje, dia 28 de março, o Comando Regional da Polícia Marítima do Centro.

A visita teve como objetivo dar a conhecer a missão da Polícia Marítima, bem como demonstrar os equipamentos adquiridos através dos projetos cofinanciados em execução no presente quadro financeiro plurianual (2021-2027), denominados de Ampliação das Capacidades de Vigilância da Polícia Marítima e Integração da Polícia Marítima no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).

Foi realizada uma exposição estática dos equipamentos policiais, acompanhada da explicação do 2.º Comandante-Geral da Polícia Marítima, contra-almirante Domingos Vaz e dos elementos da Polícia Marítima (PM), salientando-se o contributo operacional da PM para a segurança marítima, como é o exemplo do combate ao narcotráfico, destacando-se também o contributo permanente, nos últimos 10 anos, no controlo das fronteiras externas da União Europeia, através da atribuição de forças às operações lideradas pela agência FRONTEX na Grécia e em Itália, assim como a relevância dos projetos Europeus para consolidar as capacidades de atuação neste âmbito.

Na sala de controlo do Comando Regional, assistiu-se em live streaming, através de um veículo aéreo não tripulado (UAV), à primeira fase da demonstração de capacidades, que consistiu na deteção de uma embarcação suspeita de atividade ilícita. Através da transmissão das imagem das bodycams dos elementos da Polícia Marítima, foi possível visualizar a interceção e a visita a bordo da embarcação suspeita.

A comitiva teve ainda a oportunidade de acompanhar, junto ao cais de atracação da embarcação suspeita, a operação de extração dos indivíduos, e, assim que reunidas as condições de segurança, foi efetuada uma vistoria ás obras vivas da embarcação, com recurso a um veículo subaquático operado remotamente (ROV). 

Nesta visita estiveram envolvidos elementos da Capitania do Porto de Lisboa e do Comando Regional da Polícia Marítima do Centro, do Grupo de Ações Táticas (GAT) , da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC), do Grupo de Mergulho Forense (GMF), da Divisão de Análise de Informações Policiais (DAIP), da Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM) e da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM).​