MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima para os grupos Ocidental e Central dos Açores

16 dez 2024 10:30

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima nos grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores a partir de amanhã, terça-feira, 17 de dezembro, e até ao final do dia de quarta-feira, 18 de dezembro.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 8 e os 12 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante Noroeste, com uma intensidade média de até 84km/h e rajadas até 152km/h.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.