Na sequência de um alerta recebido pelas 17h55, através do amigo que o acompanhava na prática da atividade, foram de imediato iniciadas buscas no local pelos tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão e elementos dos Bombeiros de Portimão com uma equipa de mergulhadores.
As operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Portimão, decorreram durante a tarde de hoje, tendo sido interrompidas sem que se tivesse encontrado a vítima, devido à falta de condições de visibilidade no local, sendo retomadas amanhã de manhã.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio à pessoa que acompanhava a vítima.
Segundo o que foi possível apurar, o homem desapareceu no rio após ter entrado em dificuldades enquanto regressava da atividade de stand up paddle, tendo o amigo que o acompanhava e que envergava o colete salva-vidas, conseguido regressar a terra pelos próprios meios e dado o alerta.