MEDIA CENTER

Direção de Faróis promove 1º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo

11 mai 2016 18:00

A Direção de Faróis promoveu, durante a semana passada, de 2 a 6 de maio, a realização do 1º Seminário Lusófono do Assinalamento Marítimo, em colaboração com a “International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities” (IALA) e a “International Hydrographic Organization” (IHO), em Lisboa.

​O seminário, onde estiveram representados todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), teve como principal objetivo promover a segurança da navegação, através do desenvolvimento das capacidades de assinalamento marítimo em águas Portuguesas e dos países lusófonos, associando cooperativamente as entidades nacionais competentes.

A sessão de abertura do seminário foi feita pela Autoridade Marítima Nacional, Almirante Luís Macieira Fragoso, e contou ainda com a presença do Diretor-geral da Autoridade Marítima, Vice-almirante António Silva Ribeiro. Estiveram ainda presentes nos trabalhos, representantes da Direção-Geral de Política e Defesa Nacional, da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, da Escola Náutica Infante D. Henrique e da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa.

Numa primeira fase, o evento enquadrou as funções dos Estados Costeiros no âmbito do assinalamento marítimo, onde especialistas internacionais abordaram temas como a legislação e convenções internacionais, as ajudas à navegação, roteamento e relatos de navios, ferramentas de análise de risco, auditorias da “International Maritime Organization” (IMO), etc. 

Na segunda metade do seminário, foi efetuado um diagnóstico da situação do assinalamento marítimo em cada um dos países lusófonos, identificando lacunas existentes de infraestrutura, organização e formação, e perspetivando oportunidades de desenvolvimento e implementação, numa abordagem cooperativa, para a consolidação de sistemas de assinalamento marítimo, de acordo com os “standards”, não só da IALA, como da IMO e da IHO.

O seminário foi considerado uma iniciativa de interesse, tendo sido aprovada a realização de edições futuras, com periodicidade bienal, procurando acompanhar a execução das linhas de ação emanadas da 1ª edição do evento, e desenvolver a cooperação e uniformização ao nível do assinalamento marítimo, incrementando, desta forma, a segurança da navegação nas águas sob responsabilidade dos estados da CPLP.