A cerimónia de tomada de posse realizou-se no Palácio Seixas e foi presidida pelo Subdiretor-Geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-Geral da Polícia Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones e contou com a presença do Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Centro, capitão-de-mar-e-guerra Paulo Rodrigues Vicente.
Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Aldevina Rodrigues, um representante da Câmara Municipal de Sintra, entre outras entidades.
O Comandante Marques Coelho garantiu, durante o seu discurso, que ao “assumir esta função pela segunda vez em sete anos, reitero o meu compromisso com a missão da autoridade marítima: prestar um serviço público eficaz, eficiente e de qualidade.”
O Capitão do Porto é a autoridade marítima local a quem compete exercer a autoridade do estado, designadamente em matéria de fiscalização, policiamento e segurança da navegação, de pessoas e bens, na respetiva área de jurisdição.
