MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional participa num simulacro de fuga de uma substância química no Porto de Aveiro

26 out 2023 11:00

A Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, participou ontem, 25 de outubro, num simulacro de fuga de uma substância química, no âmbito do Plano de Emergência Interno da Administração do Porto de Aveiro, S.A. , que decorreu no Porto de Aveiro.

Este exercício, promovido pela Autoridade Portuária, simulou a fuga de uma substância química no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) e teve como objetivo testar a reação, a integração e a evacuação dos trabalhadores das várias empresas, assim como a coordenação dos diferentes agentes de proteção civil, forças de segurança e empresas, proporcionando o conhecimento e treino conjunto no que respeita às ações de socorro e proteção civil em situações de acidentes graves com matérias perigosas.

No decorrer do exercício foram evacuadas 447 pessoas, para os pontos de concentração definidos pelo Centro de Coordenação de Operações, tendo o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, Comandante Conceição Dias, assumido a função de Comandante da Operação de Socorro.

Para além dos trabalhadores evacuados, estiveram também envolvidas no simulacro cerca de 70 pessoas pertencentes às diversas entidades, nomeadamente da Autoridade Marítima Nacional, da Autoridade Portuária, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Ílhavo, da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, dos Bombeiros Novos de Aveiro, dos Bombeiros Voluntários de Aveiro – Velhos e das diversas empresas implantadas no TGL do Porto de Aveiro. 

O exercício constituiu uma excelente oportunidade de treino para todas as entidades envolvidas, testando os respetivos planos de atuação.

Neste exercício estiveram empenhados seis elementos da Capitania do Porto de Aveiro e do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, apoiados por duas embarcações.