No dia 26 de março, a Polícia Marítima acompanhou o moliceiro que transportava os peregrinos e os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, durante a peregrinação marítima que percorreu o canal principal entre Aveiro e a Barra.
Após a peregrinação marítima, realizou-se uma exposição dos símbolos no largo do Farol, tendo o dia culminado na subida ao topo do Farol da Barra de Aveiro, acompanhados pelo Bispo de Aveiro, D. António Monteiro, pelo Presidente da Fundação JMJ 2023, D. Américo Aguiar, pelo Presidente da Câmara Municipal de ílhavo, Dr. João Campolargo e o Capitão do Porto de Aveiro, Capitão-de-fragata Conceição Dias.
No dia 27 de março, a Polícia Marítima acompanhou o segundo dia de peregrinação marítima, que decorreu entre a Costa Nova e a Gafanha da Encarnação, atravessando o canal de Mira.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude encontram-se na Diocese de Aveiro, onde irão estar em peregrinação até ao dia de 2 de abril de 2023, passando pelos nove arciprestados e pelas 101 paróquias da Diocese.

