Na sequência de um alerta recebido pelas 10h00, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), a informar que duas pessoas se encontravam em dificuldades no mar, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal, da Estação Salva-vidas do Funchal. Para o local deslocaram-se ainda os Bombeiros Sapadores Santa Cruz, os Bombeiros Voluntários de Santana e uma equipa do SANAS Madeira.
A criança de 11 anos acabou por ser resgatada para terra por um surfista que se encontrava no local, tendo sido posteriormente auxiliada e transportada, em estado estável, pelos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz para uma unidade hospitalar.
O pai, com 38 anos, foi encontrado sem vida e resgatado pelos elementos do SANAS Madeira para o Porto da Cruz, tendo sido posteriormente transportando para o Hospital do Funchal.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.