Na sequência de um alerta recebido pelas 11h23, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que se encontravam duas pessoas em risco de afogamento na praia Internacional, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões e do Projeto "SeaWatch", bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, dos Bombeiros Voluntários Portuenses e do INEM.
As duas vítimas foram resgatadas para o areal, em paragem cardiorrespiratória, por dois nadadores-salvadores das praias adjacentes, tendo sido assistidas com recurso a manobras de reanimação efetuadas pelos elementos do INEM, dos Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça e dos Bombeiros Voluntários Portuenses, em colaboração com os elementos do Projeto "SeaWatch".
Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação de uma das vítimas, um homem com idade compreendida entre os 50 e os 60 anos, tendo o médico do INEM declarado o óbito no local. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários Portuenses para o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto.
A segunda vítima, uma mulher com idade compreendida entre os 50 e os 60 anos, foi posteriormente transportada, em estado inconsciente, pelos elementos dos Bombeiros Voluntários Matosinhos-Leça para uma unidade hospitalar.
O Comando-local da Polícia Marítima de Leixões tomou conta da ocorrência.