Estação Salva-vidas de Esposende resgata dois tripulantes de veleiro ao largo de Esposende
16 jan 2021 13:55
Os elementos da Estação Salva-vidas de Esposende, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), resgataram, durante a madrugada de hoje, um tripulante de nacionalidade espanhola e outro de nacionalidade francesa, que se encontravam a bordo de um veleiro em dificuldades junto aos Cavalos de Fão, nas proximidades de Esposende.
No seguimento de um alerta recebido pelas 01h05, através do número de emergência nacional (112), a informar que havia um veleiro em perigo com dois tripulantes a bordo, foi ativada de imediato para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas de Esposende.
No local, os elementos da Estação Salva-vidas de Esposende procederam ao resgate dos dois tripulantes, transportando-os para terra onde foram assistidos pelo INEM e pelos Bombeiros Voluntários de Esposende.
O veleiro onde seguiam os dois tripulantes encalhou numa zona rochosa e acabou por afundar devido a danos no casco. Foi informado o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), por se tratar de uma área protegida, e notificado o proprietário do veleiro, que tem a responsabilidade de o remover do local.
O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo tomou conta da ocorrência.