Este exercício é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, e decorre nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos.
Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma serie de ocorrências em cascata.
Nos dias 29, 30 e 31 de maio, decorrem os cenários de poluição marítima em Aveiro e Setúbal. Em Aveiro, consequência de condições meteorológicas adversas, um navio colide com o cais, provocando um derrame no porto. Por seu lado, o sismo provoca uma rotura nos tanques e bacias de uma instalação industrial, provocando um derrame que irá afetar o rio, as praias ribeirinhas e o mar.
A Direção-Geral da Autoridade Marítima irá ativar o plano de contingência nacional para incidentes de poluição do mar, o "Plano Mar Limpo", e serão envolvidas as Capitanias de Aveiro e Setúbal, as Brigadas de Intervenção Rápida dos Departamentos Marítimos do Norte e Centro e a Direção de Combate à Poluição do Mar.
Nestes cenários participarão também várias as entidades nacionais e internacionais.
Para saber mais sobre o Cascade'19, poderá visitar a página https://www.amn.pt/DCPM/Paginas/Cascade19.aspx.