O alerta foi dado pelo Serviço Regional da Proteção Civil pelas das 13h53 do dia 31 de agosto, relatando a necessidade de resgate de um cidadão que teria caído na ponta de São Jorge e que se encontrava em dificuldades de sair da água. Após a primeira tentativa de saída, terá sido arrastado para o mar, por uma onda tendo deixado de ser avistado.
De imediato, foi ativada a embarcação "SANAS 103" e uma mota de água da Capitania do Porto do Funchal, que foi levada por terra, tendo sido desembarcada no cais do Faial para dirigir-se, por mar, para a zona de buscas.
As buscas foram reforçadas por uma aeronave "EH-101" da Força Aérea Portuguesa, tendo sido efetuadas também por terra por agentes da Polícia Marítima, entre a ponta de São Jorge e o calhau de São Jorge.
As operações foram interrompidas ao pôr-do-sol, tendo sido retomadas aos primeiros alvores de hoje com a ativação da embarcação do "SANAS 103", uma mota de água da Capitania do Porto do Funchal e a embarcação "PRAIA DOURADA" da Polícia Marítima, guarnecida com uma equipa do Grupo de Mergulho Forense do Destacamento da Madeira.
O corpo foi localizado pela embarcação "SANAS 103" pelas 08h37, sobre uma pedra, na zona de rebentação, próximo do local onde tinha sido reportado o seu desaparecimento.
Foi resgatado pelas 11h02, pela equipa de mergulhadores da Polícia Marítima e transportado, por mar, até às instalações do SANAS Madeira em Santa Cruz.
O óbito foi confirmado pelo Delegado de Saúde.
A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência.