O grupo de 32 migrantes, constituído por 14 mulheres, 06 crianças e 12 homens, foi detetado enquanto navegava a partir da costa turca rumo às águas territoriais gregas.
A ação de resgate iniciou-se cercas das 13h00, quando o Chefe de Equipa da Polícia Marítima recebeu um telefonema do responsável pelo Centro de Coordenação Local (LCC) da Guarda Costeira Grega em Mitilene, na Ilha de Lesbos, a solicitar que a equipa da Polícia Marítima, que se encontrava no seu período de descanso, voltasse ao mar, por ter sido detetado um novo bote com migrantes.
Dada a ocorrência, o Chefe de Equipa enviou de imediato a embarcação da Polícia Marítima "TEJO", que saiu do porto de Molivos rumo à área de operações, junto ao cabo Karokas.
Pelas 13h39 a equipa da Polícia Marítima chegou ao local, onde intercetou um bote com os 32 migrantes a bordo. Após verificarem as condições de segurança, os agentes da Polícia Marítima iniciaram ao transbordo das 14 mulheres e das 06 crianças para a embarcação "TEJO", tendo o bote com os 12 homens a bordo sido rebocado para o porto de Skala Skamineas.
O grupo de 32 migrantes desembarcou em segurança no referido porto pelas 15h30, tendo depois sido acompanhado pelas autoridades gregas.
Com este resgate, o terceiro em dois dias consecutivos, a Polícia Marítima eleva para 141 o número de migrantes salvos na Grécia entre os dias 02 e 03 de maio.
A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda-Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da UE, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.