Esta cerimónia, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrello, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mendes Calado, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, do Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Manuel Pisco Lopes, e da Presidente do Concelho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Dra. Lídia Sequeira, bem como outras entidades.
O Grupo de Mergulho Forense e Operações Policiais Subaquáticas da Polícia Marítima é a única força policial no país com capacidade para a investigação em ambientes subaquáticos, ligada a ocorrências que indiciem a prática de crimes, onde a deteção, a recolha e a preservação da prova tem um papel fundamental no âmbito dos processos judiciais.
Este grupo distingue-se, por isso, pela sua preparação e capacidade de intervir em áreas marítimas de particular complexidade, como é o meio subaquático.
Durante a cerimónia, o GMF foi condecorado com a medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, pelo reconhecimento do elevado desempenho deste grupo para o órgão de polícia criminal que integra, contribuindo de forma determinante para garantir a segurança de pessoas e bens. Foi também celebrado um protocolo de cooperação entre a Polícia Judiciária e a Polícia Marítima, oficializando uma estreita ligação já existente, com resultados muito positivos.