A Viatura de Vigilância Costeira (VVC) detetou um eco ainda em águas turcas, por volta das 05h50 e passou de imediato as coordenadas à equipa da embarcação da Polícia Marítima "ARADE", confirmando tratar-se de um bote de migrantes.
Quando o bote entrou em águas gregas, foi intercetado pela equipa da Policia Marítima portuguesa, que transferiu as mulheres e as crianças para a embarcação "ARADE", e efetuou o reboque do bote com os homens a bordo.
O patrão do bote foi entregue às autoridades gregas por suspeita de ser um facilitador.
A operação terminou com sucesso pelas 07h55, tendo os migrantes desembarcado em segurança no porto de Skala Skamineas.
Até à data, integrada na operação POSEIDON, a Polícia Marítima já detetou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu mais de quatro mil migrantes de diferentes nacionalidades que, neste fluxo migratório irregular e arriscado por via marítima, tentam entrar na Europa numa travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia.
A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda-Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da UE, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
VER VÍDEO.