Este Centro contacto de imediato com a pessoa que emitiu o alerta, informando também de imediato a Capitania e o Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal.
Foi então possível apurar que a vítima teria sofrido uma queda que lhe causou ferimentos aparentemente graves na cabeça e na coluna vertebral. De imediato o Capitão do Porto de Setúbal ativou, por terra, uma equipa da Polícia Marítima e, por mar, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sesimbra.
Analisada a situação, e em função do local de muito difícil acesso por terra e por mar, bem como dos ferimentos que o pescador apresentava, foi decidido solicitar o apoio do helicóptero EH101 da Força Aérea para efetuar o resgate.
O helicóptero chegou ao local em que se encontra a vítima cerca das 10h15, tendo sido feita a sua estabilização e procedido ao resgate cerca das 10h40.
A vítima, um homem de 46 anos, foi transportada para o terminal de Figo Maduro do Aeroporto de Lisboa, onde se encontrava à espera uma equipa do INEM que o acompanhou no trânsito para o hospital de Santa Maria, em Lisboa.
A Autoridade Marítima reforça o alerta para os perigos inerentes à pesca em falésias e arribas, aconselhando algumas medidas de segurança, nomeadamente, evitar:
- Pescar sozinho;
- Pescar com condições meteorológicas adversas;
- Virar as costas ao mar;
- Pescar à noite;
- Pescar em locais de risco ou de difícil acesso;
- Tentativas de recuperação de material.
Adicionalmente, aconselha-se ainda o uso de vestuário/calçado adequado, colete salva-vidas e sistemas de segurança que evitem quedas.