No decurso desta operação foram detetadas e recolhidas cinco redes de meixão de largas dimensões a montante da Ponte Engenheiro Edgar Cardoso, duas delas contendo no saco cerca de um quilograma daquela espécie que, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao rio.
As redes ilegais foram apreendidas e transportadas para o Comando-local da Polícia Marítima, onde se procedeu à elaboração do respetivo expediente e autos de contraordenação.
O meixão é uma espécie de enguia europeia que se reproduz no Mar dos Sargaços, que suporta variações acentuadas do nível de sal na água, e que cresce no rio e desova no mar. Os adultos migram para o Mar dos Sargaços morrendo após a reprodução, sendo que as larvas regressam às zonas costeiras onde se metamorfoseiam em enguias de vidro (Anguilla anguilla), que migram para as águas interiores onde crescem.
A pesca do meixão é proibida em todo o território nacional, exceto no troço internacional do rio Minho, ao abrigo de acordo bilateral entre Portugal e Espanha.