MEDIA CENTER

Autoridade Marítima socorre embarcação de pesca encalhada na ilha do Faial

23 set 2017 19:30

O piquete da Polícia Marítima do Comando-local da Horta foi informado, cerca das 05h40 do dia 21 de setembro, por uma embarcação de pesca, que uma outra embarcação se encontrava encalhada junto ao portinho da Boca da Ribeira, freguesia da Ribeirinha, ilha do Faial.

​Os operacionais da Polícia Marítima deslocaram-se de imediato ao local, confirmaram a presença de uma embarcação de pesca local encalhada, com cerca de 7 metros de comprimento, e verificaram que o seu tripulante se encontrava a salvo. 

Apresentando sinais de ligeira hipotermia, o tripulante foi em seguida conduzido ao Hospital da Horta por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Faialenses, verificando-se que o seu estado clínico não obrigava a cuidados de maior, tendo-lhe sido dada alta pouco depois.

A Polícia Marítima verificou também que a embarcação mantinha a sua caraterística de estanqueidade, facto que veio a ser confirmado por peritos da Capitania da Horta.

Estando a maré na vazante, procedeu-se à amarração da embarcação a terra, para prevenir o seu desnecessário arrastamento.

Cerca das 10h45, uma equipa da Capitania do Porto e da Estação Salva-vidas da Horta iniciou os preparativos para a remoção da embarcação, com uma embarcação salva-vidas e com a colaboração da embarcação de pesca “Flor da Horta”.

A partir de terra, passou-se um cabo à embarcação que prestava auxílio, amarrando-o à embarcação encalhada, e aguardou-se pela subida da maré, enquanto se impedia que a ondulação que se fazia sentir empurrasse a embarcação na direção de terra e contra as pedras. Cerca das 11h45, conjugando o efeito da maré, da ondulação e da tensão aplicada pela “Flor da Horta”, foi possível retirar a embarcação do local onde estava encalhada.

Perante a inexistência de entrada de água, o que significava que o casco mantinha a sua integridade, deu-se início ao seu reboque, sendo o trajeto de volta ao porto da Horta acompanhado pela embarcação salva-vidas.

A embarcação atracou no porto da Horta pelas 12h30.