MEDIA CENTER

Polícia Marítima deteta pescadores em atividade ilegal em Faro

15 set 2017 18:30

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro desenvolveu na madrugada de ontem, dia 14 de setembro, uma ação dirigida à pesca ilegal na sua área de jurisdição, na qual foi intercetada, cerca da 01h00, uma embarcação de pesca costeira a regressar da faina com ganchorra na captura de bivalves. A bordo foram verificados cerca de 250 kg de amêijoa branca.

​De acordo com o Regulamento da Pesca por Arte de Arrasto, aprovado pela Portaria n.º 1102 -E/2000, de 22 de novembro, as embarcações licenciadas para a pesca com ganchorra na zona sul, apenas podem efetuar uma maré diária entre as 06h00 e as 15h00, exceto entre 1 de junho e 30 de setembro, meses em que a atividade é autorizada entre as 05h00 e as 14h00.

O pescado capturado foi devolvido ao seu habitat natural e o mestre da embarcação informado da matéria alvo da infração cometida. 

A Polícia Marítima, no seu espaço jurisdicional, acompanha e fiscaliza as mais diversas atividades económicas e lúdicas, verificando a sua conformidade com a legislação nacional e comunitária em vigor, dando, assim, o seu contributo para um uso racional e sustentado dos recursos naturais, bem como para a segurança de pessoas e bens, tanto em terra como a bordo de embarcações.​

​​