MEDIA CENTER

Polícia Marítima do Sul deteta nove situações irregulares em embarcações durante operação com a ANACOM

09 set 2017 14:25

O Comando Regional da Polícia Marítima do Sul planeou e coordenou, entre os dias 5 e 8 de setembro, várias ações de fiscalização conjuntas da Polícia Marítima e agentes de fiscalização da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), tendo sido fiscalizadas 32 embarcações, tendo sido detetadas nove situações irregulares por falta de certificação válida e utilização de frequências não autorizadas.

​As ações incidiram nas embarcações de pesca e marítimo-turísticas que operam nos portos de Olhão, Quarteira/Vilamoura, Portimão e Lagos.

Esta operação teve como objetivo combater interferências radioelétricas que afetam, não só os canais privativos do Sistema de Comunicações da Autoridade Marítima, como também inúmeras frequências dos Serviços Móvel Marítimo, Móvel Aeronáutico e Móvel Terrestre, que frequentemente têm origem nas estações instaladas a bordo das embarcações.

Além dos elementos da ANACOM, foram envolvidos os Comandos-locais da Polícia Marítima de Olhão, Faro, Portimão e Lagos.

Como resultado do trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos neste tipo de fiscalizações, denota-se um decréscimo de infrações nesta área, verificando-se que os operadores estão mais sensibilizados para o cumprimento das normas neste domínio.​