Ao longo dos anos, e mesmo depois do serviço de pilotagem ter saído fora da alçada da Marinha, a embarcação "Teresa Paula" continuou ao serviço da Capitania, desempenhando diversas atividades no âmbito das competências da Autoridade Marítima.
Em 2015, e por a embarcação apresentar um elevado estado de degradação, fruto das missões desempenhadas e da sua idade avançada, a Autoridade Marítima resolveu recuperar a embarcação, devido ao seu valor histórico e polivalência, tendo-se iniciado na indústria local um profundo trabalho de beneficiação, que implicou a mudança de motor e praticamente a sua reconstrução completa, com a modernização de algumas capacidades.
Após concluída a sua reconstrução, foram feitos os testes e provas de mar necessários à sua completa operacionalidade, tendo agora entrado novamente ao serviço da Capitania de Ponta Delgada e da região.
A embarcação "Teresa Paula" tem grande polivalência de funções, estando particularmente adaptada para o serviço de apoio às atividades portuárias desenvolvidas pela Capitania, tendo capacidade para transportar sinistrados em maca e apoio a ações de combate à poluição do mar.
