A comunicação foi recebida, via MRCC Lisboa, cerca das 10h30, no Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal. Nesse momento, o NRP Escorpião da Marinha recebeu igualmente a informação e deslocou-se para o local.
O Capitão do Porto de Setúbal ativou uma equipa da Estação Salva-vidas de Sesimbra, que se deslocou ao encontro da embarcação sinistrada a bordo da lancha “SR29”, para apoiar, retirar os tripulantes de bordo, caso considerado necessário, e garantir a segurança da navegação na área. Já no local, foi verificado que todos os tripulantes se encontravam bem, não havendo necessidade de desembarque.
Foi contactado o armador/proprietário da embarcação, no sentido de apresentar uma solução para o problema, não tendo este até às 13h00 apresentado qualquer plano. Perante este cenário, e para evitar o agravamento da situação, sendo que mais demoras poderiam levar a que não fosse encontrada uma solução ainda durante o arco diurno, o Capitão do Porto tomou a decisão de mandar para o local um rebocador.
Às 14h00 largou da Lisnave o rebocador “Montinho”, tendo chegado ao local pelas 17h00 e iniciado o reboque cerca das 17h30. O trem de reboque dirige-se neste momento para o porto de Sesimbra, local a que deverá chegar cerca das 20h00.
O NRP Escorpião e a lancha SR29 da Estação Salva-vidas de Sesimbra estiveram em permanente apoio da ação, garantindo sempre a segurança da navegação no local.