Recomenda-se à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração quando atracada, ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações, aconselha-se a manutenção dum estado de vigilância cuidado até Sábado.
À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.
Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
A Marinha, através do telefone 214 401 919 e dos canais de comunicação de emergência do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, bem como através dos seus meios navais, e a Autoridade Marítima Nacional através dos meios marítimos, designadamente do Instituto de Socorros a Náufragos, encontram-se em permanente alerta e em prontidão para responder a pedidos de socorro no mar.