A bordo dos três veleiros seguiam um total de 11 tripulantes que tinham como objetivo fundear as embarcações ao largo da ilha Selvagem Grande, visitar a ilha e prosseguir viagem.
Os três veleiros tinham como porto de origem o porto de Quinta do Conde, Madeira, e pretendiam seguir viagem para Lanzarote, La Palma e La Gomera, nas ilhas Canárias.
A equipa da PM verificou a documentação dos veleiros, os documentos da tripulação e os meios de salvamento existentes a bordo, encontrando-se tudo em situação legal.
O controlo marítimo realizado pela PM com recurso ao sistema de radar "Costa Segura" é realizado, numa monitorização permanente.
O pessoal da Polícia Marítima destacado nas ilhas Selvagens tem como missão prioritária garantir o eficaz exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização, patrulhamento e exercício de polícia, em especial em matéria de proteção e preservação do meio marinho e segurança da navegação, das pessoas e bens em toda a área marítima.