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Manutenção do Assinalamento Marítimo da Barra do Porto de Lisboa

18 nov 2016 14:35

A Direção de Faróis realizou na manhã de ontem, dia 17 de novembro, mais uma ação de manutenção das boias da Barra do Porto de Lisboa.

​​Os faroleiros, com o apoio da embarcação UAM “Guia”, guarnecida por pessoal do troço do mar, intervencionaram a boia n.º 2 da Barra Sul do Porto de Lisboa, melhorando o seu sistema energético. Esta melhoria, tem por objetivo garantir o nível de serviço e uma taxa de operacionalidade elevada cumprindo, dessa forma, com a recomendação IALA O-130 Ed2 “Categorisation and Availability Objectives for Short Range Aids to Navigation”.

Recorde-se que a Direção de Faróis, membro fundador da IALA (“International Association of Lighthouse Authorities”), é o órgão da Direção-Geral da Autoridade Marítima que tem por principais atribuições:

  • A direção técnica de todo o assinalamento marítimo nacional;
  • O exercício das funções inspetivas a todos os dispositivos de assinalamento;
  • A emissão de pareceres técnicos sobre projetos de assinalamento ou projetos de edificação em zonas de servidão;
  • A formação e condução técnico-profissional do pessoal faroleiro;
  • A instalação, manutenção e conservação do assinalamento marítimo (com exceção do portuário;
  • O controlo e monitorização dos faróis da entrada da barra do porto de Lisboa;
  • A elaboração de estudos tendentes à adoção de novos materiais e equipamentos;
  • O garante da uniformidade das Ajudas à Navegação, em conformidade com as recomendações internacionais;
  • O estudo e criação de zonas de servidão de sinalização;
  • A manutenção, conservação e reparação das infraestruturas afetas aos faróis costeiros;
  • A realização de ações de cooperação - técnico-militar e de formação com outros países;
  • A gestão dos “Maritime Mobile Service Identity” (MMSI) utilizados em equipamentos de sinalização marítima (por delegação da ANACOM).
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