Na sequência de um alerta recebido pelas 06h30, através da Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Franca de Xira, a informar que uma viatura se encontrava submersa no rio Tejo, a jusante da Ponte Marechal Carmona, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, da Estação Salva-vidas de Lisboa e do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima, apoiados por duas embarcações. Para o local deslocaram-se também os Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira.
Os elementos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima constataram que a viatura não tinha nenhum ocupante no seu interior, tendo de seguida, sob coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lisboa, e em coordenação com os elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, retirado a viatura da água.
Foram contactados o Ministério Público e a Polícia Judiciária, tendo a viatura sido transportada para as instalações da Polícia Judiciária, a fim de prosseguir a investigação.
O Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa tomou conta da ocorrência.