Subdiretor-geral da Autoridade Marítima ​

Contra-almirante Fernando Manuel Domingos Vaz

​O Contra-almirante Fernando Manuel Domingos Vaz é, desde 25 de outubro de 2024, Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima.

Nascido em Lisboa, em 1967, frequentou o Curso de Marinha na Escola Naval entre 1985 e 1991, sendo promovido ao posto de guarda-marinha em outubro desse ano.

Além desta licenciatura, possui vários cursos, nomeadamente o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG), o Curso Geral Naval de Guerra, o “Maritime Warfare Course" do UK Maritime Warfare Centre (MWC), o curso NATO de Planeamento Operacional, o Estágio de “Estado-Maior Conjunto" e ainda diversos cursos na área das técnicas de gestão.


Especializado em Armas Submarinas (ASW), embarcou em várias unidades navais, desempenhando funções como Chefe do Serviço de Armas Submarinas, nomeadamente nos NRP Comandante Hermenegildo Capelo e NRP Comandante Roberto Ivens, e como Chefe de Serviço de Operações Anti-submarinas no NRP Vasco da Gama, tendo participado em diversos exercícios nacionais e internacionais e integrado, por duas ocasiões, a força da NATO, STANAVFORLANT, agora designada de SNMG1. Durante a comissão no NRP Vasco da Gama participou na Operação “STABILISE" em Timor-Leste (1999-2000), integrado na força INTERFET. Entre 2006 e 2008, comandou o NRP General Pereira D'Eça.

Em terra, foi formador na Escola de Armas Submarinas e serviu no CITAN nos Gabinetes de Formação e de Análise Desenvolvimento e Treino, tendo sido Chefe de Gabinete deste último. Durante este período integrou as equipas de Treino e Avaliação da Flotilha na área das Operações e de ASW. Integrou também o estado-maior da POTG (Grupo Tarefa Nacional) como staff ASW e Oficial de Operações em exercícios nacionais.

Desempenhou ainda as funções de “PO Representant no Committee 1 do Nato Maritime Working Group" em 2003 e 2004. Entre 2004 e 2006 desempenhou as funções de Chefe do Departamento de Operações na Escola de Tecnologias Navais.

Foi nomeado Chefe da Divisão de Logística e Chefe do Departamento de Apoio do Comando Naval, em junho de 2008, cargos que exerceu até julho de 2012.

Entre outubro de 2012 e outubro de 2015 foi “Staff Officer Plans and Policy and Operational Plans" no Allied Maritime Command, da NATO, em Northwood, Reino Unido. 

Desempenhou funções de Coordenador da Área de Relações Internacionais (2015-2016), Chefe da Divisão de Relações Externas (2016-2019) e Chefe da Divisão do Material (2019-2020) do Estado-Maior da Armada. Depois da frequência do CPOG, exerceu os cargos de Chefe do Gabinete do Comandante Naval (agosto de 2021 até fevereiro de 2022) e de Comandante da Escola de Tecnologias Navais (fevereiro de 2022 até junho de 2023).

Promovido a oficial general em junho de 2023, assumiu o cargo de Chefe da Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior-General das Forças Armadas até outubro de 2024, sendo promovido ao atual posto em novembro de 2024.​

Na sua folha de serviço constam vários louvores, três Medalhas de Serviços Distintos Grau Prata, as Medalhas de Mérito Militar de 1.ª e de 3.ª Classe, três Medalhas da Cruz Naval, a Medalha Comportamento Exemplar Ouro, a Medalha Comemorativa da missão na INTERFET e a Médaille de la Défense Nationale de França.

O Contra-almirante Domingos Vaz é casado com Elsa Mendes Vaz e tem três filhos, Mafalda, Gonçalo e Afonso.​