
O Capitão-de-fragata Pedro Manuel Cruz dos Santos Jorge nasceu a 15 de abril de 1972, ingressou na Escola Naval em 1990, tendo sido promovido ao atual posto em 2016.
É o Diretor da Escola da Autoridade Marítima, desde 29 de dezembro de 2023.
A sua experiência profissional imediatamente anterior foi no desempenho dos cargos de Capitão do Porto de Caminha e Comandante Local da Polícia Marítima de Caminha. Previamente, esteve colocado no Estado-Maior da Armada, prestando serviço na Divisão Relações Externas. Serviu 3 anos na NATO Force Integration Unit - Polónia, tendo desempenhado o cargo de chefe da secção de exercícios, treino e lições aprendidas (J3/7), de 2016 a 2019. Prestou serviço também no Ministério da Defesa Nacional e ainda no Comando Naval da Marinha Portuguesa.
Exerceu o comando do navio patrulha NRP "Zaire" entre os anos de 2005 e 2007, tendo exercido ainda várias outras funções em diversos navios da Marinha portuguesa, tais como a fragata NRP "Comandante João Belo", a corveta NRP "Jacinto Cândido", a corveta NRP "Oliveira e Carmo" o navio hidrográfico NRP "Andrómeda", a corveta NRP "General Pereira D' Eça" e o navio patrulha NRP "Save". Entre 2008 e 2009 serviu na missão naval da Organização das Nações Unidas (ONU) no Líbano (UNIFIL-MTF).
No âmbito da sua formação académica, destacam-se, para além de vários cursos militares em Portugal e na NATO, o curso de aperfeiçoamento em Autoridade Marítima, uma pós-graduação em Relações Internacionais - Estudos de Guerra e Paz, o Curso de Estado-Maior Conjunto e o curso de Gestão de Crises da UE.
Tem vários ensaios e artigos publicados sobre os temas Defesa e Forças Armadas, tendo ainda, ao longo da sua carreira, sido galardoado com diversas condecorações e louvores.