Direção de faróis

Farol do Ilhéu de Cima

Ilhéu de Cima, Ponta SE da Ilha de Porto Santo. Data de estabelecimento: 1901. Latitude: 33º 03,06’ N, Longitude:  16º 16,51’ W.

​O Plano Geral de Alumiamento e Balizagem de 1883 contemplava a construção de um farol em Porto Santo, situado na ponta do Ilhéu Branco, que deveria ser equipado com um aparelho de 2ª ordem, produzindo grupos de dois clarões brancos e um vermelho, com 24,5 milhas de alcance em estado médio.

Só em 1896 é que este assunto veio a ser objeto de um estudo mais aprofundado. O então Director das Obras Públicas, João H. Hafe e o capitão do porto do Funchal, José Vianna Bastos, depois de terem colhidas informações na Ilha do Porto Santo, junto de algumas autoridades locais e de outras pessoas com prática de costa, sobre os rumos habituais das embarcações que por ali passam e ainda sobre o local referido no Plano de Alumiamento, concluíram ter havido equívoco na designação do ponto indicado para o farol, pois não existia ali nenhum Ilhéu com o referido nome. Com base neste estudo foi elaborado o projeto do farol.

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O farol do Ilhéu de Cima viria a entrar em funcionamento em 11 de maio de 1901. Fica localizado no Ilhéu de Cima, ponta SE da Ilha de Porto Santo. Foi equipado com um aparelho provisório de 6ª ordem, dióptrico catadióptrico e um candeeiro a petróleo com luz fixa, branca. A torre tem 15 metros de altura e 124 metros de altitude.

Em 1923 o edifício do farol foi ampliado a fim de dispor de habitações para cinco faroleiros, depósito de petróleo e sobressalentes; dois anos mais tarde (1925), o aparelho de 6ª ordem viria a ser substituído por um aparelho de 2ª ordem (700 mm distância focal), de rotação, aeromarítimo. A rotação da ótica era produzida através da máquina de relojoaria e a fonte luminosa continuou a ser o candeeiro de petróleo. No ano de 1935 o candeeiro foi substituído pela incandescência pelo vapor de petróleo.

O​ farol foi eletrificado em 1956 através da montagem de grupos eletrogéneos passando a fonte luminosa a ser uma lâmpada de 3000W.

Em 1982 o sistema iluminante foi completamente remodelado substituindo-se a antiga ótica lenticular de Fresnel por um equipamento mais moderno (PRB – 21) que incorpora todos os sistemas alternativos e garante a sua entrada em funcionamento em caso de falha. O aparelho ótico retirado está montado no museu da Direção de Faróis. O farol deixou de estar guarnecido de faroleiros.

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Em 1992 o farol foi desligado por quatro cidadãos Marroquinos para que se desse conta da sua presença no Ilhéu. Posteriormente veio a saber-se que tinham embarcado clandestinamente em Casablanca, num navio Panamiano e que este os largou no mar junto ao Ilhéu de Cima.  

​O sistema PRB – 21 foi retirado em setembro de 2003 e em seu lugar foi montado o sistema BGA 850 - ODA 360. O farol passou a utilizar a energia solar.

Em outubro de 2008, o Parque Natural da Madeira, pediu a cedência de uma habitação do farol para utilização num projeto de educação e sensibilização ambiental.

LOCALIZAÇÃO: ILHÉU DE CIMA, PONTA SE DA ILHA DE PORTO SANTO

ESTABELECIMENTO: 11 MAIO 1901

LATITUDE: 33º 03,06' N – 33º 03,28' N  (WGS 84)

LONGITUDE: 16º 16,51' W – 16º 16,75' W (WGS 84)

ALTURA: 15 M

ALTITUDE: 124 M

ALCANCE: 21 MILHAS (38,9Km)

CARATERÍSTICA: FI (3) W 15s (Lt 0,2s;Ec 2,3s;Lt 0,2s;Ec 2,3s; Lt 0,2s; Ec 9,8)​.​