Polos Museológicos e Exposições
A Direção de faróis, como complemento da sua missão principal, procura divulgar o espólio à sua guarda, ao nível dos equipamentos e instrumentos utilizados no assinalamento marítimo.
Esta divulgação é efetuada através dos polos museológicos (exposições permanentes) e da realização de exposições temporárias.
Polos Museológicos
Estão atualmente em funcionamento 3 polos museológicos dedicados aos faróis:
O farol Museu de Santa Marta (Cascais), o qual funciona em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, e que pode ser visitado de forma gratuita.
O Polo Museológico do Cabo de São Vicente, o qual funciona na dependência da Capitania do Porto de Lagos.
O Polo Museológico da Direção de faróis, o qual pode ser visitado de forma gratuita, mediante marcação.
Visita Virtual ao Pólo Museológico da Direção de faróis aqui.
farol Museu de Santa Marta
![]() | Polo Museológico do Cabo de São Vicente
![]() | Polo Museológico da Direção de faróis 
|
Face às limitações de ordem meteo/oceanográficas existentes para o acesso em segurança ao farol do Bugio (Forte de São Lourenço da Cabeça Seca), mas reconhecendo o inegável valor patrimonial e histórico do espaço, é disponibilizada uma visita virtual ao referido farol:
Visita Virtual ao farol do Bugio aqui.
Exposições temporárias:
Neste âmbito, são efetuadas exposições em parceria com outras entidades (escolas, hospitais, etc) as quais permitem ao público em geral tomar conhecimento com os sistemas iluminantes, com as opticas e outros equipamentos, de inegável valor histórico, bem como com a profissão de faroleiro e as funções de assinalamento e posicionamento marítimo que estes profissionais desempenham. A realização destas exposições depende da manifestação de interesse por parte das entidades / locais que desejem exibir este espólio, e a sua solicitação pode ser efetuada através do contacto fornecido do lado direito da página. 
|
|
|
Divulgação Cientifica- Ciência Viva
Ao longo dos últimos anos a Direção de faróis tem vindo a colaborar com a Ciência Viva, nomeadamente através da realização de sessões da "Ciência Viva no Verão" dedicadas ao funcionamento dos faróis e seus equipamentos.
Estas sessões são realizadas nos espaços dos faróis e incluem uma visita guiada à torre com exemplificação do funcionamento do sistema iluminante.
O programa de atividades, com as respetivas datas e locais, pode ser consultado no site da Ciência Viva.