Direção de Combate à Poluição do Mar

Projetos

Projetos nacionais e internacionais em que a Direção de Combate à Poluição do Mar participou/participa.

IRA-Mar

Improving the Integrated Response to Pollution Accident at Sea and Chemical Risk in Port 

IRA-MAR.png

 

Este projeto pretende alcançar uma abordagem integrada aos recursos de resposta no mar, na costa e nos portos.

A experiência mostra que, em termos de proteção civil, a cooperação transfronteiriça contribui para uma prevenção e preparação mais eficazes para catástrofes relacionadas com riscos de poluição.

Além disso, a preparação para a resposta à poluição deve, pela sua própria natureza, ser constantemente adaptada à evolução das ameaças e das técnicas de resposta, tendo em conta as organizações envolvidas. É este o objetivo do projeto IRA-MAR "Melhorar a Resposta Integrada à Poluição Acidente no Mar e o Risco Químico nos portos", que visa apoiar os países ribeirinhos da bacia do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico (Espanha, França, Itália, Malta, Marrocos, Portugal e Tunísia), a fim de melhorar a preparação e a resposta aos riscos de poluição (incluindo os riscos relacionados com o tráfego de substâncias perigosas e nocivas nos portos) através de uma abordagem integrada às capacidades de resposta no mar, na costa e nos portos.

Mais informação em https://wwz.cedre.fr/en/Projects/2022/IRA-MAR-2022.

MPCS

Marine Pollution Control Simulator

MPCS.png

O Projeto Simulador de Controlo de Poluição Marinha (MPCS) visa desenvolver uma ferramenta cloud-based facilmente acessível através de diferentes plataformas (móveis, tablets ou portáteis), que permita a formação, os exercícios, a avaliação, de contexto e de desempenho, do controlo da poluição marinha, a diferentes níveis.

Apoiado em Modelos Matemáticos, Simulação de Eventos Discretos (DES) e Aprendizagem baseada em Jogos (GBL), o MPCS adota a abordagem do jogo como uma experiência de aprendizagem para permitir ao jogador compreender o assunto num contexto real.

Esta abordagem melhora a interface, aumenta o envolvimento dos atores, constituindo, portanto, uma melhor ferramenta para a aquisição de competências. Em particular, a técnica de Massive Multiplayer Gaming (MMG) permite o envolvimento simultâneo de vários jogadores localizados em diferentes lugares, possibilitando avaliar o desempenho da equipa que enfrenta um cenário específico (i.e. derrame de hidrocarbonetos) sem utilizar meios físicos, necessários num exercício de ambiente real.

Mais informação em https://grupoqualiseg.com/mpcs/.

RaMP

Rapid-response to Marine PollutionRAMP.png

Esta proposta propõe o desenvolvimento e capacitação de veículos autónomos aéreos, de superfície e submarinos de baixo custo para operações de prevenção, monitorização, fiscalização e resposta a eventos de poluição marinha. Em atuação conjunta com as atuais ferramentas de modelação numérica, visa minimizar os custos inerentes às operações, aumentar a sua rapidez e facilitar a identificação das fontes poluidoras. Através do desenho e implementação de processos simples de amostragem rápida, este projeto ambiciona aumentar a capacidade nacional de monitorização e resposta à poluição marinha e, ao mesmo tempo, minimizar riscos, salvaguardando os ecossistemas, bens materiais e vidas humanas.Para mais informação poderá consultar a página do projeto.

Noticias sobre o projeto RaMP.

​​SEAGULL

O projeto pretende investigar e desenvolver soluções eficientes para abordar os desafios da geração de conhecimento situacional marítimo, indispensável em operações marítimas relacionadas com salvaguarda da vida humana, segurança e ambiente, fazendo uso de tecnologia existente de veículos aéreos não tripulados (VANTs).

NETMAR

O projeto visa demonstrar e avaliar a utilização de veículos não-tripulados (aéreos, terrestres e marítimos) e sensores de vigilância marítima, assegurando a segurança ambiental em caso de incidente marítimo, que possa constituir um risco à vida humana, meio ambiente, ou atividade económica. A utilização de veículos robotizados oferece novas possibilidades de intervir em ambiente adverso, poluído ou perigoso, otimizando os meios de perceção e intervenção quando utilizados em sistemas em rede. O projeto recorre a aplicações e ferramentas inovadoras no sector, concorrendo a uma vigilância ambiental sem precedentes na sua resolução e diversidade. Na análise comparativa dos incidentes marítimos mundiais ocorridos, pretende-se adquirir as competências necessárias para orientar a ação. A demonstração prática, conduzida pelos parceiros operacionais, integra 3 cenários de eventual incidente: portos, estuários e zonas costeiras. A divulgação, do trabalho de planeamento e experiência adquirida, através de workshops promoverá a transição do conhecimento destas ferramentas e metodologias à prática operacional, em cooperação com as autoridades locais, nacionais e europeias. As conquistas tecnológicas e industriais serão apresentadas ao abrigo de redes europeias de excelência.

ARCOPOL

Projeto de consórcio que se centra na prevenção, resposta e mitigação de derrames de petróleo, substâncias nocivas e potencialmente perigosas e inertes, com o objectivo de estabelecer uma Rede Atlântica de peritos apoiados em informação adequada, ferramentas de gestão e intercâmbio de dados.

A plataforma AQUASAFE, integrada no projeto ARCOPOL tem por objetivo tornar mais eficiente a gestão de operações potenciando a utilização da informação em tempo real e a sua integração com ferramentas de previsão e diagnóstico.

​O SCPM utiliza o AquaSafe Oil Spill Simulator na previsão da deriva de manchas de HC reportadas.

RISK

Aplicação de análise dinâmica de risco acompanha em tempo real o movimento dos navios na costa portuguesa, permitindo analisar o risco associado a cada navio e o seu impacte na orla costeira.