Na sequência de um alerta recebido pelas 17h03, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram ativados para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Douro, tripulantes da Estação Salva-vidas do Douro, mergulhadores do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Valbom, do INEM, da PSP e da Polícia Municipal de Gondomar.
Foram de imediato iniciadas buscas no local, tendo o jovem sido localizado e resgatado pelos mergulhadores do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, até à embarcação da Estação Salva-vidas do Douro, que o transportou até ao Cais.
No local, os elementos do INEM iniciaram as manobras de reanimação, não tendo sido possível reverter a situação. O auto de verificação do óbito foi efetuado pelo médico do INEM, e após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto, pelos Bombeiros Voluntários de Valbom.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares e amigos da vítima.
O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência.
Segundo o que foi possível apurar, a vítima, um jovem de 17 anos, estaria na companhia de dois amigos a saltarem para dentro de água, quando alegadamente entrou em dificuldades, acabando por não voltar à superfície.