Na sequência de uma candidatura apresentada pela Autoridade Marítima Nacional e pela Marinha, Portugal foi novamente o país escolhido para acolher esta formação, numa prova de confiança e de reconhecimento por parte das autoridades europeias da FRONTEX.
Após a decisão da Agência FRONTEX, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha têm criado e preparado as condições necessárias para acolher os futuros agentes deste curso que, pela segunda vez consecutiva, será ministrado nas instalações da Escola da Autoridade Marítima, entre 20 de fevereiro e o final do mês de novembro de 2023. O curso será ministrado por uma equipa de formadores da Agência FRONTEX e contará com a participação de cerca de 50 alunos de diversas nacionalidades do Espaço Schengen, como Portugal, Grécia, Espanha, Roménia, Itália e Polónia, entre outros.
Esta formação constituirá um desafio significativo, sendo que a complementaridade de valências e de capacidades da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha Portuguesa irá permitir assegurar uma formação abrangente aos futuros agentes da Agência FRONTEX.