Esta simbólica cerimónia, contou com a presença do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Irineu Cabral Barreto, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante João Dores Aresta, do Diretor de Faróis, Comandante Pedro Miranda de Castro, entre outras entidades.
Nesta cerimónia foi prestada uma homenagem e um agradecimento a todos os faroleiros, em especial aos faroleiros que prestam e prestaram serviço no Farol da Ponta do Pargo, pelo seu contributo e trabalho realizado. Foi também realizada a entrega dos prémios aos vencedores do concurso para a criação do logotipo e cartaz das comemorações, lançado aos alunos do curso de Design da Universidade da Madeira, bem como do concurso de desenhos alusivos ao farol, dirigido aos alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho da Calheta.
As comemorações do centenário do Farol da Ponta do Pargo decorreram ao longo do fim de semana, tendo sido realizadas, no dia 04 de junho, diversas atividades como uma prova de canoagem entre o Porto Moniz e o Paúl do Mar, bem como um concerto e um espetáculo de fogo de artifício.
O Farol da Ponta do Pargo entrou em funcionamento a 05 de junho de 1922 e há um século que é uma referência para a navegação marítima da costa oeste da ilha da Madeira.
.jpg)
.jpg)